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A Importância do Digital no Setor da Construção

A Importância do Digital no Setor da Construção

A Importância do Digital no Setor da Construção

A transformação digital nas empresas e nas organizações surgiu da necessidade de acompanhar as tendências sociais do mundo. Todos os setores de negócio acabaram por sucumbir às mudanças que foram necessárias para todas as empresas que nasceram antes da Internet. Sendo a construção um dos setores mais antigos de sempre, foi também um dos setores que mais alterações sofreu nos últimos anos, tanto com a crescente importância do digital como na forte evolução tecnológica.

 

A maioria das empresas da área da construção já se encontra adaptada à era digital, ou está nesse processo. A realidade é que esta transformação é inevitável para que uma empresa deste segmento se mantenha forte no mercado. A evolução digital e tecnológica trouxe consigo todo um novo midset. Uma mentalidade mais focada da experiência do cliente e na importância real que este tem para o sucesso de qualquer negócio. Seguindo esta ideia, é possível ter uma perceção da valorização das estratégias de marketing digital e da interação digital com clientes e leads

 

A transformação digital do setor da construção é assente em cinco fatores essenciais a todas as empresas do setor: a interação com clientes, o reconhecimento da concorrência, o recolher de dados, a importância da inovação e a atribuição de valor. Estes cinco pilares são aqueles que guiam a jornada digital e tecnológica das empresas de construção, que têm um objetivo comum com todas as empresas de outros setores: a criação de novas oportunidades de negócio. 

 

Quanto à melhor estratégia de negócio a adotar no digital, a verdade é que cada caso tem as suas especificidades e por isso não existe uma fórmula mágica e 100% correta a seguir. A única coisa que é comum é a base para essa estratégia, que deve assentar na análise da evolução digital, nos novos cenários que necessitam de adaptação e na procura do posicionamento ideal para cada organização. Felizmente, a Era Digital já trouxe fortes inovações no setor da construção, assim como em muitas outras áreas.

 

Apesar das possibilidades surpreendentes com as quais a construção já pode contar para potenciar o setor, é necessário entender e ter consciência de que a evolução não termina e que ainda muitas inovações estão por chegar.

Porquê investir numa estratégia de negócio digital?

A Importância do Digital no Setor da Construção

 

Considerando que vivemos numa sociedade global que é completamente digital, o investimento em estratégias de negócios digitais parece-nos obvio, quer seja com o objetivo de divulgar os produtos ou serviços, criar notoriedade de marca ou atingir novos clientes. Se tem uma empresa de construção, arquitetura, design de interiores ou qualquer outra, com certeza vai querer ter espaços comuns com os seus clientes. 

 

Coloquemo-nos na cabeça do consumidor, consegue ter ideia de qual será a primeira coisa que ele fará assim que a ideia de reformular a casa surgir? Isso mesmo, tal como todo o Ser Humano comum faz atualmente, ele vai pesquisar no Google. Assim sendo, já consegue entender o papel fundamental que as estratégias digitais vão ter para que o cliente chegue até si na primeira oportunidade. 

 

A realidade é que é muito provável que o dono da grande empresa de construção com quem tem o sonho de ter uma parceria, esteja no Linkedin. É igualmente provável que matriarca da família que percebe que a sua casa precisa de remodelações aceda ao email todos os dias regularmente. E é ainda mais plausível que aquele engenheiro qualificado que tanto procura para melhorar a sua equipa dedique algum tempo do seu dia a ler artigos em blogs sobre inovações no setor. Entende onde queremos chegar? Tudo à sua volta acontece online e é por isso que acreditamos que, seja qual for o seu objetivo de negócio, ter uma presença online otimizada vai ajudar muito.

Como definir uma estratégia digital eficaz?

A Importância do Digital no Setor da Construção

 

Sabemos que a credibilidade e confiança são os pilares das relações entre os clientes e qualquer empresa de construção, uma vez que normalmente falamos de processos que podem ser complexos, demorados e com um grande custo associado. Neste campo, a fidelização do cliente pode ser realmente muito importante, uma vez que é decisiva na hora de fazer escolhas. Ao estabelecer uma estratégia de marketing digital otimizada para o seu negócio, estará também a investir na criação de relações de confiança, que serão a sua referência ao nível do posicionamento. 

 

Para tornar o leque de vantagens deste investimento bem claro, deixamos-lhe alguns fatores que pode conseguir com uma presença online otimizada e uma estratégia de marketing digital personalizada ao seu negócio:

  • Maior relacionamento com clientes e potenciais clientes: é inevitável que ao ter uma presença online forte, disponível 24horas por dia, uma maior aproximação com os seus clientes não acabe por acontecer, principalmente se tiver comentários abertos e for rápido na resposta a mensagens privadas nas redes sociais.  
  • Criação de autoridade digital relativamente a outros concorrentes: A criação de autoridade é um dos objetivos fundamentais que move as estratégias de marketing. Sendo a construção um setor com grande oferta, é muito importante que tente diferenciar a sua empresa através de conteúdo relevante, que espelhe o know-how das suas equipas e que faça com que os potenciais clientes confiem no seu serviço.
  • Custo baixo: Uma vez que uma estratégia de comunicação digital consegue atingir um número massivo de pessoas mais rapidamente e com menos recursos, é natural que esta não tenha o mesmo custo do que uma estratégia fora do digital, como anúncios em televisão ou rádio, por exemplo. 
  • Movimentações no website: Ao adotar estratégias de SEO inteligentes, com certeza conseguirá atrair visitantes ao seu site. O SEO consiste em posicionar o seu site nas primeiras pesquisas do Google, o que cria tráfego orgânico, sem investimento direto em anúncios. Para além desta estratégia pode sempre optar por links patrocinados ou por campanhas pagas através de plataformas de publicidade. 

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