Como criar uma cozinha exterior?

avatar

Welink Builders

Cozinhas ao ar livre: uma tendência crescente

Graças ao desenvolvimento de cozinhas modulares, que são mais fáceis de instalar do que cozinhas fixas que podem exigir trabalhos de alvenaria, é agora muito mais fácil montar cozinhas ao ar livre. Nos últimos anos, o paisagismo do jardim, desde a sala de estar à cozinha exterior, tem vindo a desenvolver-se cada vez mais. Desde este ano com o encerramento de imensos locais de restauração, esta tendência tem acelerado e as exigências de cozinhas ao ar livre têm explodido.

Cozinha de Verão: algumas regras básicas a respeitar

A cozinha exterior deve ser instalada perto da casa, para evitar ter de fazer demasiadas viagens longas de e para a cozinha interior. Também deve ser possível ligar o ponto de água  às entradas de água da casa através da mangueira do jardim. Ter acesso à eletricidade também é agradável, quer se trate da instalação de um frigorífico, da utilização de vários aparelhos domésticos. 

A forma mais fácil é instalá-la debaixo de um toldo na extensão da casa ou no terraço adjacente. O ideal é instalar a cozinha no terraço e ligar os módulos através de um plano de trabalho ou de um bar. A cozinha será funcional, tem tudo à mão e poupa espaço.

Planeie instalar a sua cozinha num chão estável e resistente, por exemplo num terraço de madeira ou ladrilhado ou pelo menos numa betonilha de betão e ao abrigo dos ventos dominantes, para evitar odores indesejados e para preservar a sua segurança. Tenha cuidado, contudo, em não colocar o churrasco demasiado perto do telhado, uma vez que este pode escurecer. 


Cozinha exterior fixa ou modular?

A cozinha exterior fixa: mais cara e restritiva


A cozinha fixa é mais restritiva para se montar e tem necessariamente de ser coberta. Exige, portanto, obras estruturais com custos significativos. Terá de confiar a obra a um construtor que será particularmente responsável pela parte de alvenaria em pedra, tijolo ou betão celular que acomodará o barbecue, o lavatório e todo o plano de trabalho.

Para simplificar a tarefa, podemos contudo recorrer a cozinhas ao ar livre em pedra reconstituída oferecida em grandes lojas de bricolage. São entregues em kits prontos a instalar, desde um simples barbecue fixo a uma cozinha completa incluindo a grelha, os fogões, o lavatório, a bancada de trabalho. Fáceis de instalar, estas soluções completas chave na mão são também menos dispendiosas do que a instalação de uma cozinha fixa feita à medida.

Uma cozinha modular: fácil de instalar e nómada

A tendência nos últimos anos tem sido para as cozinhas modulares ao ar livre, que têm muitas vantagens. Esta cozinha consiste em módulos de churrasco ou placa em aço ou aço inoxidável, um ou mais módulos, lavatório, armazenamento e bancada de trabalho. Podemos portanto imaginar a cozinha perfeitamente adaptada às suas necessidades e às dimensões do seu jardim, uma vez que é totalmente personalizável. É instalada sem qualquer trabalho, e é também frequentemente mais barata.


Defina claramente as suas necessidades de equipamento

Os elementos básicos da cozinha exterior são uma zona para cozinhar, um ponto de água e um espaço para preparação de refeições. A zona de cozedura está no coração da cozinha de verão com uma escolha de churrasco. O lavatório é também essencial para lavar os seus ingredientes. Finalmente, tenha pelo menos dois tampos de trabalho, um perto da placa ou do churrasco, o outro junto ao lava-loiça.

Para ser realmente prática, a cozinha terá também de integrar armazenamento ou acessórios como respingos para pendurar utensílios, suportes para toalhas de chá, armazenamento para garrafas e um caixote do lixo. Depois, quase tudo é permitido. Quanto mais esta cozinha estiver equipada, mais confortável será para se viver. Grelhador, forno, forno de pizza, frigorífico, bar, ilha central, máquina de café e até porque não máquina de lavar louça.

O único limite é o espaço e o orçamento.


Welink Builders