Tudo sobre isolamento acústico

avatar

Welink Builders

Desigualdade da acústica doméstica

O primeiro passo antes de considerar uma intervenção é encontrar a origem do ruído, para propor a solução adequada.

Identificamos 3 tipos diferentes de ruído:

  • ruído aéreo (aviões, obras rodoviárias, tráfego, lojas, etc.);
  • ruído de impacto (impacto de objetos, movimento, marcha);
  • ruído de equipamento (elevadores, VMC, caldeiras, tubagens, etc.)

O ano de construção do seu edifício também deve ser tido em conta. De facto, as casas que datam de antes de 1996 pouco ou nada tinham em conta os critérios acústicos. No caso de uma casa construída por volta dos anos 60 a 80, o isolamento das paredes, do teto e do chão deve ser completamente duplicado, pelo que os trabalhos de isolamento serão mais importantes e mais dispendiosos.

Salas à prova de som na casa

Para reduzir para metade a pressão sonora, basta reduzir o ruído em 3 decibéis. 

Para reduzir significativamente o ruído dentro da casa, é já necessário reduzir a sua transmissão através das divisórias da casa. Uma divisória com isolamento acústico deve ser constituída por uma massa (placa de gesso, etc.), uma mola (lã de vidro, rocha, madeira, bio-baseada, etc.) e uma massa (placa de gesso).

Existem muitos materiais de isolamento, tais como lã mineral ou madeira, cada um com qualidades específicas, mas o que realmente importa para um bom isolamento sonoro é acima de tudo a natureza da massa integrada de cada lado. Com uma boa divisória acústica, já não se ouvem pessoas a falar do outro lado da parede.

Para um isolamento ainda mais eficaz, pode-se optar por revestimentos específicos utilizando placas de gesso cartonado acústicas, que reduzirão ainda mais o ruído em 2 decibéis.

Tetos e pavimentos, para isolar o ruído de cima ou de baixo


Num edifício, se estiver incomodado com o ruído do seu vizinho lá de cima, pode isolar acusticamente o apartamento adicionando um teto falso. Se o ruído entrar também através das paredes, é aconselhável forrá-las com lã de vidro ou lã de rocha nos plenuns.

Para o chão, para amortecer o som dos passos, pode colocar um subpavimento na laje de betão antes de colocar o seu parquet ou outro revestimento. Há também pavimentos acústicos em pedestais que podem ser úteis para a insonorização de uma sala particularmente ruidosa na qual é tocada música, por exemplo.

Isolamento acústico: bom isolamento do ruído da rua

As janelas, se forem velhas, não têm necessariamente um bom desempenho acústico. A substituição de janelas antigas é, portanto, o primeiro passo essencial na insonorização com o exterior. Todos os vidraceiros lhe dirão que ganhará tanto conforto térmico como conforto acústico.

Se isto não for suficiente, pode considerar a substituição da porta frontal por uma chamada porta acústica. Finalmente, se necessário, as paredes da fachada terão de ser forradas com lã de vidro e placa de gesso cartonado.


Welink Builders

Encontre o seu profissional de construção perto de si

Mais resultados