As diferentes fases da terraplanagem

avatar

Welink Builders

Em trabalhos de terraplanagem, as etapas a realizar são muitas vezes semelhantes e dependem em grande parte da natureza do solo e da área a ser aterrada. Em qualquer construção, expansão, paisagismo ou mesmo renovação, a terraplanagem define a durabilidade de uma estrutura.

 

1ª fase da terraplanagem: o estudo do solo

Dependendo da natureza do trabalho a ser considerado, várias ações necessárias para o estudo do solo terão de ser consideradas. A análise do solo é simultaneamente geológica e geotécnica. 

 

A escavadora terá de determinar que operações serão realizadas durante os trabalhos de terraplanagem de acordo com as propriedades físicas e mecânicas do solo a ser aterrado. Uma sondagem profunda realizada por uma máquina de perfuração pode ser essencial para obter amostras representativas das propriedades químicas do solo.

 

O grau sísmico do espaço a construir será necessariamente estudado no caso de os trabalhos se realizarem numa zona de risco ... O papel do profissional responsável pelo diagnóstico será o de listar os dados úteis para a realização do projeto, calcular as necessidades necessárias para as fundações, utilizar informações relativas à reutilização de diferentes tipos de solo e desenhar um mapa que diferencie cada parcela. 

 

Atualmente, a cartografia digital permite a obtenção de levantamentos fiáveis e muito completos.

 

Etapa 2: preparação do terreno

Preparar o terreno significa medir com precisão e estabelecer um limite ou uma estaca de acordo com o plano inicial. É necessário trazer um agrimensor nesta fase do trabalho. Isto ajuda, entre outras coisas, a identificar as zonas a serem dedicadas às tubagens e a definir exatamente os diferentes níveis de um local.

 

O montante deste serviço depende dos custos de deslocação do agrimensor, da área a ser limitada e das necessidades específicas em função do trabalho previsto. Não hesite em pedir vários orçamentos a fim de escolher a melhor oferta e verificar a disponibilidade dos agrimensores. De facto, estes profissionais são muito procurados tanto no sector privado como no público e os atrasos podem ser longos.

 

Etapa 3: extracção

A extracção é o passo em que o solo é removido utilizando equipamento de construção específico, tal como uma pá e raspador mecânico ou mesmo um bulldozer e carregador, útil para se deslocar de um ponto para outro. pequenos volumes de solo. Este degrau é essencial para o resto do projeto. O volume de solo e materiais a extrair deve ser definido com precisão. As parcelas devem também ser muito precisas.

 

Sistemas de drenagem de água

O passo essencial da terraplenagem é a concepção do sistema de drenagem de água de modo a limitar os riscos de infiltração e a evitar danos devido à estagnação da água. É necessário um declive de 5% delimitado por um canal de betão. A fase seguinte é a instalação de condutas.

 

Esgotos, caleiras e câmaras de visita são instaladas de modo a garantir a evacuação da água e a evitar o seu escoamento. A estabilidade do solo é assim assegurada. O risco de infiltração de água nas paredes da futura fundação é então reduzido ao mínimo. Finalmente, pedras e cascalho são colocados em camadas sobrepostas para proteger os esgotos e outros sistemas de drenagem.

 

Fases da terraplanagem: desembolso

O desembolso precede a autorização. Consiste em remover a camada superior do solo até aparecerem as camadas sólidas. Este solo de muito boa qualidade é muitas vezes mantido para plantação futura ou desenvolvimento adicional. O preço desta ação é calculado por metro quadrado, mas é geralmente decrescente se a área do terreno a ser escavado for importante.

 

O desembolso deve ser efectuado numa base regular, com controlo e know-how para obter um terreno muito estável. Os caminhos e as estradas de acesso à casa serão estabelecidos desta forma. A retroescavadora e a escavadora são as duas máquinas mais frequentemente utilizadas para trabalhar o terreno. O triturador intervirá então para compactar o solo e prepará-lo para a colocação do areão.

 

Etapa 6ª: escavações e trincheiras

Trata-se aqui de formar as trincheiras onde repousarão os alicerces da futura construção. Podem ser superficiais, semi-profundas ou profundas. O solo é estacado e o escavador sabe exatamente onde cavar e como fazê-lo. As valas, chamadas de fundo de escavação, irão primeiro acomodar o betão limpo e depois a base de betão para garantir a resistência das fundações. 

 

As escavações de canais representam as valas de fundação destinadas a receber o betão de limpeza em oposição às escavações em massa total. O seu papel é essencial para ajudar a distribuir o peso dos muros de contenção no solo.



O preço desta operação varia de acordo com o número de metros cúbicos escavados e só pode ser determinado após um estudo completo do projeto.

 

Etapa 7: manutenção

A fase seguinte da terraplanagem durante a construção de uma casa isolada é a manutenção do terreno. Esta operação consiste em trazer água, electricidade, gás, cabos telefónicos e assegurar a instalação de condutas de esgoto. A localização dos cabos e condutas é determinada muito antes do início dos trabalhos e registada num plano preciso. 

 

Qualquer que seja o tipo de trabalho previsto e para facilitar qualquer reparação no futuro, é atribuída uma cor a cada categoria de rede. Finalmente, a fossa séptica é instalada de acordo com normas muito específicas. A sua capacidade e dimensões são calculadas de acordo com o número de ocupantes da casa.

 

8ª e última etapa da terraplanagem, o aterro

Muitas construções requerem a instalação de um filme geotêxtil antes da fase de enchimento. Esta película limita o crescimento das gramíneas e impede a subida em molhado. 

 

O enchimento de fundo é a ação que preenche furos concebidos para enterrar caleiras, tubos, drenos e sistemas necessários para a manutenção. A restauração do terreno é realizada com um nível de laser. Nesta altura, o terreno é novamente plano.

 

O aterro é, de facto, uma mistura de terra e escombros mantidos durante a escavação. Pode também ser constituído por camadas sobrepostas de materiais naturais de diferentes espessuras trazidas especialmente para o campo para esta operação. O objetivo é estabilizar o solo e assegurar a solidez das fundações.

 

Um terreno cuidadosamente terraplanado é ideal para qualquer estaleiro de construção.


Welink Builders