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Tem uma empresa de remodelações? Saiba como comunicar nas redes sociais

Tem uma empresa de remodelações? Saiba como comunicar nas redes sociais

Tem uma empresa de remodelações? Saiba como comunicar nas redes sociais

A digitalização dos negócios é uma realidade com a qual já vivemos há alguns anos. Contudo, a pandemia de Covid-19 veio asseverar ainda mais a necessidade de as marcas comunicarem os seus produtos ou serviços através das redes sociais, e assim conseguirem interagir com clientes da forma mais natural possível. 

 

Os negócios mais práticos, como todas as vertentes da construção, podem deparar-se com algumas limitações causadas pela falta de contacto físico no digital, mas a realidade é que são já inúmeros os recursos aos quais pode recorrer. Estes recursos permitem que apresente o seu trabalho, partilhe os seus valores, interaja com os seus clientes e encontre novos e claro, que faça propostas de orçamentos e crie planos de trabalho. 

 

Conscientes de que, atualmente, esta realidade é transversal a qualquer negócio preparamos um guia simples e explicativo de como pode tornar o seu negócio de remodelações completamente funcional e eficaz através do recurso às redes sociais. Considerando situações de confinamento geral, por exemplo, este trabalho pode revelar-se essencial para que a sua empresa persista e até consiga criar uma certa notoriedade, assente na responsabilidade, disponibilidade e diferenciação de outros concorrentes do mercado.

Escolha as melhores redes sociais para o seu negócio

Tem uma empresa de remodelações? Saiba como comunicar nas redes sociais

 

Esta é uma questão que pode gerar alguma controvérsia, uma vez que atualmente contamos com enumeras plataformas de interação social, com diferentes ferramentas e com diferentes objetivos. Daí que, a nossa sugestão é que se foque nas mais utilizadas e também nas que oferecem um número maior de funcionalidades: o Instagram e o Facebook. Pensando no negócio das remodelações, em específico, poderia ser interessante trabalhar também no seu próprio canal de Youtube, contudo consideramos que este pode ser um projeto a longo prazo, para pensar assim que já tiver a sua presença online bem estabelecida. 

O Facebook

O público ativo desta plataforma social sofreu várias alterações nos últimos anos, daí que hoje esta seja uma rede mais utilizada por pessoas a partir dos 35 anos. Considerando esta faixa etária, acreditamos que este possa ser um bom ponto de investimentos para a presença do seu negócio, uma vez que, normalmente, as remodelações são feitas por pessoas com algum poder de compra, com liquidez mensal e que procuram melhorar as condições da sua casa, ou criar todo um projeto de remodelação de uma nova casa. 

 

No Facebook pode partilhar publicações em imagem ou vídeo, com descrições em texto, pode também fazer diretos, apresentar os valores dos seus serviços e, mais importante de tudo, interagir diretamente com clientes e potenciais clientes. Para além destes recursos gratuitos, pode também optar por adicionar anúncios, que lhe vão permitir segmentar detalhadamente o público que quer atingir. O importante é que se mantenha verdadeiro e constante e que valorize todas as oportunidades de alcançar novos leads.

 

Estas oportunidades podem aparecer de partilhas de conteúdos relacionados com o nicho da construção, das recomendações e do design de interiores. Vai precisar estar muito atento para que nada lhe fuja das mãos. 

O Instagram 

Completamente dominado por Millenials e pelos nativos da Geração Z, o Instagram é a rede social que mais influencia as gerações que se encontram agora em início da vida ativa. Daí que seja tão importante estar onde estas pessoas estão. Como empresa de remodelações, o seu objetivo não é chegar a adolescentes ou crianças, daí não lhe falarmos do Tik Tok, por exemplo. O Instagram, por outro lado, é o happy place dos jovens adultos entre os 20 e os 35 anos, aproximadamente, o que torna esta rede social um verdadeiro chamariz para empresas e negócios que procuram atingir este público. 

 

O Instagram é a rede social mais completa alguma vez criada, nela consegue partilhar imagem, partilhar pequenos vídeos, partilhar conteúdos de vídeo mais extenso (IGTV), partilhar partes do seu dia a dia com conteúdos que desaparecem em 24h (Instagram Stories), criar vídeos animados e interativos (Instagram Reels), fazer diretos e ter inúmeras formas de interação com os públicos, através de comentários, likes e mensagens privadas. 

 

Ao decidir entrar neste mundo, saiba que não é necessário ter uma presença constante em todos estes canais. Contudo, o Instagram tem um algoritmo que varia constantemente e normalmente valoriza a funcionalidade mais recente. Neste momento, uma das funcionalidades mais valorizadas pelo Instagram para levar o seu conteúdo até às pessoas são os Reels. A valorização é importante porque é ela que vai permitir, ou não, que os seus conteúdos apareçam no feed e no explorar de um maior número de pessoas de forma orgânica.

 

É por isso importante que esteja atento a estas dinâmicas. Para além de todas as funcionalidades, considere também que é possível definir anúncios no Instagram. Se está agora a começar a estabelecer a sua presença, talvez seja interessante optar por este caminho, para conseguir ver alguns resultados mais rápidos. 

Pontos fundamentais a considerar em qualquer rede social 

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Para qualquer presença em redes sociais existem alguns pontos que não pode descurar. Este mundo digital de interações pode realmente revelar-se revolucionário para o seu negócio, através dele pode apresentar os valores fundamentais da sua marca; explicar a importância de remodelações bem estruturadas, planeados e feitas com consciência; pode apresentar parceiros; disponibilizar todos os seus serviços e falar sobre eles; partilhar conteúdo útil sobre os processos de remodelação, apresentando materiais e até partilhando alguns DIY; e por fim, pode convidar os seus seguidores a pedir orçamentos e conhecer os valores monetários do seu trabalho.

 

Tudo isto não só pode, como deve ser feito. Porém, queremos que considere quatro pilares fundamentais para o sucesso de qualquer estratégia nas redes sociais:

  • Manter consistência;
  • Ser verdadeiro e transparente;
  • Responder atempadamente a todas as mensagens e comentários;
  • Manter uma linguagem cordial e uma imagem coesa;

Ao seguir estes pilares e ao criar uma estratégia apropriada ao seu negócio e ao nicho que quer atingir, com certeza a presença digital irá revolucionar a sua empresa. Terá a possibilidade de mostrar know-how na área das remodelações e atrair leads de forma espontânea. 

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